sexta-feira, 4 de junho de 2010

A evolução humana?


A resposta veio como um paradoxo (uma contradição lógica). Pode parecer até exagero, mas sempre que pensamos em evolução humana, devemos considerar todos os seres humanos da Terra. Desta forma, quando observamos uma evolução, ela deve ser abrangente e global. Por isso, muitas vezes, só percebemos o que melhorou em nossa vida individualmente. Não que isso seja ruim, claro que não.

A medicina evoluiu muito, desde tratamentos, medicações até procedimentos cirúrgicos. Mas seria errado dizer que as doenças “evoluíram” muito também? Elas estão mais resistentes e se espalham muito mais rápido. Perceberam o paradoxo?

A segurança nunca foi tão moderna, com suas câmeras de Big Brother 24 horas vigiando a intimidade de todos, detectores de metais, alarmes, senhas, profissionais treinados e habilidosos. Mas a criminalidade abaixou? Claro! Que não! Ela também “evoluiu”, com seus bandidos cada vez mais jovens e audaciosos. Crimes cada vez mais hediondos. Outro paradoxo da evolução!

A comunicação entre as pessoas evoluiu, ficou mais moderna e rápida. Celulares, SMS, internet, MSN, Twitter, Orkut,etc. Falamos com pessoas que estão do outro lado do mundo em segundos. Mas, porque será que mesmo assim, nós nos sentimos sozinhos? Um dos males do século atual é a depressão, um sentimento que leva a uma sensação de tristeza e solidão. Como podemos nos sentir solitários no mundo de hoje? Nosso Orkut tem uns 500 amigos, MSN parece uma lista telefônica, fazemos parte de grandes comunidades virtuais. Mesmo assim estamos cada vez mais solitários e depressivos. Cada vez mais nossos jovens vivem conflitos psicológicos por serem exigidos além de seus limites. Os mais antigos possuem verdadeiros amigos, os jovens do futuro apenas “amigos virtuais”. Paradoxo.

Doenças como a Depressão, Síndrome do Pânico, Transtornos Obsessivos, estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Temos medo de sair às ruas, dirigir carro de janela aberta, conversar com pessoas estranhas, deixar nossos filhos saírem sozinhos. Estamos refém de um sentimento de medo e angustia que já fazem parte do dia-a-dia.

Evoluímos socialmente? Estamos mais saudáveis e seguros? As pessoas estão mais próximas? Devemos refletir bem sobre esta evolução, pois evoluir apenas, não indica que evoluímos para o caminho certo. Principalmente quando não há uma evolução equilibrada. Quebramos o equilíbrio da vida. “O que nós somos é o presente da Vida para nós. O que nós nos tornamos é nosso presente para a Vida.”

A maioria das pessoas dizem que sua motivação não dura. Mas nosso banho também não. E é por isso que ele é recomendado diariamente ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário