terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Amo!!

Valentino Clemente Ludovico Garavani, ou simplesmente Valentino, nasceu em 1932 em Voghera, norte da Itália, próxima a Milão.
Tendo demonstrado talento precoce para desenho, Valentino fez seus primeiros
estudos de moda e língua francesa na Academia de Artes de Milão, de onde seguiu para a Câmara Sindical de Costura Parisiense; ainda como estudante, Valentino ganhou um prêmio de design em moda concecido pela Secretaria Internacional da Lã (o mesmo prêmio seria mais tarde concedido a Yves Saint-Laurent e Karl Lagerfeld).

Aos 18 anos, obteve o primeiro emprego, com o couturier Jean Desses, e a seguir trabalharia com Guy Laroche.

Valentino lançou sua primeira coleção em 1960. Desde o princípio, mostrou preferência por saias longas, em detrimento das míni-saias: “eu não acho que algum homem queira sair com uma mulher que se veste como um garoto”, afirmava ele. Por décadas, Valentino foi figura importante no jet set internacional; suas festas, fossem na suíça Gstaad ou na italiana Capri, cidades onde tinha residência, ou em Roma, onde ficava seu escritório, eram famosas.

Em 1991, para celebrar trinta anos de carreira, Valentino promoveu uma festa que durou três dias, custou US$ 5 milhões e teve a presença de mulheres ilustres que vestiram seus modelos. Os modelos Valentino encantaram tanto damas à antiga da estirpe de Jackie Onassis e Elizabeth Taylor como estrelas atuais do brilho de Julia Roberts e Claudia Schiffer.

Valentino fez algumas fortes amizades, criando o que ele chamou de família; essa família inclui nomes como a modelo Nati Abascal, a princesa Rosario da Bulgaria e uma estilista franco-brasileira, Georgina Brandolini, que trabalhou como porta-voz de Valentino por dezoito anos antes de abrir sua própria marca. Além dessas, é notório também o apego do estilista por suas cachorrinhas de estimação.

Em 1998, Valentino vendeu seu império por £211 milhões (aproximadamente R$ 800 milhões). Em 2006, houve uma breve aparição, no papel dele mesmo, no filme O Diabo Veste Prada. Em 2008, foi filmado um documentário chamado Valentino: O Último Imperador, que mostrou a vida do estilista e ganhou alguns prêmios internacionais.

Com isso tudo tenho que postar algumas criações do mestre!!
ele é D+...

Nenhum comentário:

Postar um comentário